Risco é o grau de incerteza em relação ao retorno/rentabilidade de um investimento que pode ficar abaixo do esperado.
Todos somos livres para fazer as nossas escolhas, mas igualmente, somos todos condenados as consequências que delas virão.
Partindo do pressuposto que você investiu oque esta disposto a perder, então o risco vale a pena, como diz o dito popular "Quem não arisca não petisca".
Na maior parte das vezes os investimentos de renda fixa que são dados geralmente pelas instituições financeiras, o risco recai sobre elas, e a chance de você "perder" o valor é muito menor em relação aos investimentos de renda variável, mas na mesma proporção ha possibilidade de ganhos maiores.
Aí você deve conjugar os seus objetivos com o risco, e avaliar em qual dos riscos você vai estar sujeito. Mas uma coisa é certa, o risco não pode ser evitado (não que eu saiba), apenas minimizado.
Como minimizar os riscos?!
Com o mercado cada vez mais liberal, muitas são as formas de investir, umas com +/- propostas de ganhos maiores/menores que as outras.
No post anterior "Aspectos a considerar antes de investir", tem algumas formas/medidas que podemos tomar por forma a minimizar o risco.
Só para frisar e acrescentar algumas:
👉Estude a oportunidade,
👉 Veja os ratings,
👉 Peça conselhos a quem tem resultados com ela, não quem tem apenas opinião.
"O caminho da Grandeza, passa pelo caminho do sacrifício"